APLICAÇÕES MÓVEIS

Para aceder ao Passo-a-rezar no meu telemóvel, o que devo fazer?

Desde Março de 2014 que o passo-a-rezar disponibiliza gratuitamente aplicações móveis para Android, iOS e Win8. Permitem ouvir a oração de cada dia, com apenas um "click" e aceder aos "Passos para mais" sempre que precisares. Necessitam de acesso à Internet apenas para se actualizarem de novos "Passos diários".

 

Política de Privacidade das aplicações móveis

A aplicação não recolhe nem guarda qualquer informação do utilizador.

Se tiver uma versão iOS inferir a 7, sugerimos as seguintes alternativas:


PODCAST

Não consegue receber o Passo-a-rezar através do iTunes?

  • Actualizar manualmente no seu programa de Podcast o endereço de RSS para este novo endereço: http://feeds.soundcloud.com/users/75941191-passo-a-rezar/tracks

  • Verificar se está a receber o canal de Podcast correcto do Passo-a-rezar, pois, o canal que deverá subscrever chama-se "PASSO A REZAR" (sem hifens)

  • Utilizar a aplicação do Soundcloud e subscrever o Passo-a-rezar para receber os ficheiros novos


WEBSITE

Para encontrar os ficheiros na página:

  • A lista dos ficheiros está disponível logo abaixo da imagem grande e da frase do Papa Francisco. Se colocar o ponteiro do rato em cima da lista dos ficheiros, e fizer scroll para baixo, verá que estão listados todos os outros dias.

  • Ao clicar no dia que quer, este fica em tamanho maior na parte superior e pode ouvir, ou descarregar e partilhar nos botões que aparecem no canto superior direito.

  • Se a lista não aparece, poderá tentar fazer F5 e recarregar a página.

  • Pode ser também uma questão do seu browser. Usar o Chrome, ou o Firefox não tem problemas. Versões antigas do IE podem ter problemas.

Qual a periodicidade da newsletter?

Temos duas newsletters:

Diária: 
Com o áudio de cada dia e o texto bíblico.

Semanal: 
Com informação dos novos ficheiros disponibilizados para download, com notícia do Passo-a-Rezar e outros textos e reflexões. 

 

 


FICHEIROS & SOUNDCLOUD

É possível ter acesso às gravações de dias anteriores?

Sim. Existem as seguintes opções:

  1. Ficheiros entre 02.MAR.2014 e 22.AGO.2014 basta copiar o endereço seguinte: www.soundcloud.com/passo-a-rezar/aaaa-mm-dd e alterar os caracteres "aaaa", "mm" e "dd", pelo respectivo ano, mês e dia (exemplo). 
  2. Ficheiros a partir de 24.AGO.2014 basta copiar o endereço seguinte: www.soundcloud.com/passo-a-rezar/passo-aammdd e alterar os caracteres "aa", "mm" e "dd", pelo ano, mês e dia (exemplo). 
  3. Antes de Março de 2014, deverá enviar-nos um email, indicando-nos os dias pretendidos.

Onde posso encontrar as indicações das músicas, autores dos textos e vozes de cada dia?

No SoundCloud existe uma página para cada ficheiro do passo-a-rezar, onde estão indicadas as músicas utilizadas, o autor dos textos e as vozes que lêem as gravações. Neste exemplo é possível encontrar a informação pretendida para o dia 26.AGO.2014, à direita em cima, em"Track Info".

 

Posso incluir um player do SoundCloud no meu site?

Sim. Desde Março de 2014 que o Passo-a-rezar disponibiliza gratuitamente todos os seus ficheiros através da plataforma SoundCloud.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a estrutura (normal) de cada gravação?

  1. Anúncio do dia e do tempo litúrgico ou da festa litúrgica celebrada nesse dia.
  2. Introdução à oração, com breves sugestões que procuram ajudar a pessoa a colocar-se na presença de Deus. Estas sugestões, com frequência, são inspiradas pelo tema musical usado no dia.
  3. Anúncio do texto bíblico ou do Magistério da Igreja que vai ser escutado.
  4. Escuta do texto.
  5. Duas ou três breves chamadas de atenção para aspectos do texto escutado, procurando que quem reza se deixe questionar pelo texto e faça alguma revisão de vida à luz do mesmo.
  6. Convite a escutar de novo o texto e a atender a algum aspecto que pode ser mais significativo.
  7. Escuta do texto.
  8. Proposta de uma breve “conversa” com Deus que ajude a concretizar o que foi rezado.

 

Qual é a versão dos textos bíblicos utilizada nas gravações?

A versão dos textos bíblicos usada é aquela que se encontra disponível no site do Secretariado Nacional de Liturgia, da Conferência Episcopal Portuguesa.

Qual a razão para não existir uma oração ao Sábado?

Inicialmente, o Passo-a-Rezar tinha orações apenas de 2a a 6a feira e passado um ano acrescentámos uma oração de fim de semana, não sobre o Evangelho, mas sim sobre o salmo do Domingo, num estilo de oração diferente e mais distendido. Além disso, sendo o passo-a-rezar pensado para a mobilidade do dia a dia, achamos que ao fim de semana uma oração diferente seria bom. O facto de ser com o salmo é porque supomos que o evangelho será escutado e rezado na missa dominical

Ter o sábado sem proposta tem também como intenção fazer com que as pessoas possam ensaiar e experimentar outros tipos de oração, que não o passo-a-rezar, para não ficar fechado num mesmo estilo.

 

Porque não indicam os capítulos e versículos nas gravações?

Os capítulos e versículos dos textos bíblicos usados encontram-se diariamente indicados no site. A sua inclusão na gravação poderia tornar-se confusa e incompreensível para um número significativo de pessoas. Além disso, trata-se de uma proclamação da Palavra muito semelhante àquela que se faz em contexto litúrgico.

 


DONATIVOS

Como posso ajudar o Passo-a-rezar?
O Passo-a-Rezar é e continuará a ser um projecto gratuito. Porém, aqueles que desejarem, dentro das suas possibilidades, contribuir para os custos que sempre estão associados à sua manutenção, poderão fazê-lo através destes dados. Podemos passar recibo, se nos for enviado o nome e número de contribuinte. MUITO OBRIGADO!

PARA TRANSFERÊNCIA

IBAN: PT50003520120000901103050
BIC SWIFT: CGDIPTPL


CHEQUE OU VALE PARA
Secretariado Nacional do Apostolado da Oração
Rua S. Barnabé, 32
4710-309 Braga

MULTIBANCO
Clique neste link, preencha o formulário e será gerada uma referência multibanco para fazer o seu donativo:

www.ifthenpay.com/ccv/?formid=7852adc4-3694-42fa-b457-8077ba4c63d3

nota: quando fizeres a transferência ou necessitares de alguma informação pedimos que envies um email para: aap@snao.pt

Notícias
Mails indevidamente enviados em nome do Passo-a-Rezar

Muitas pessoas têm recebido, na sua caixa de correio, um mail de spam com o remetente info@passo-a-rezar.net envolvendo contas de PayPal. O Passo-a-Rezar não envia mails para além da newsletter diária e semanal. Trata-se de uma utilização abusiva do contacto do Passo-a-Rezar: é como uma “carta falsa” enviada com o remetente de outra pessoa, sem que esta possa impedi-lo. 

Se receberes algum mail que te provoque dúvidas, por favor contacta-nos por telefone (253689447) ou deixa-nos uma mensagem no formulário próprio do site (www.passo-a-rezar.net). Responderemos com a maior brevidade possível.

Campanha de donativos

Como em anos anteriores, apelamos à tua colaboração. Antes de mais, tendo a equipa do Passo-a-Rezar presente na tua oração. Se te for possível, envia-nos também o teu donativo. Tudo o que ofereceres será gasto exclusivamente na produção e manutenção do Passo-a-Rezar. Este donativo pode mesmo ser uma parte da tua renúncia quaresmal.  

Meditações do Tríduo Pascal pelo P. Tolentino Mendonça

Este ano, as meditações do Tríduo Pascal são da autoria do padre, poeta e professor Tolentino Mendonça. As vozes são de Maria Helena Falé (pontos) e do jornalista Paulo Nogueira (textos bíblicos).