Quinta-feira da quinta semana da Quaresma

Quinta-feira da quinta semana da Quaresma

Uma tentação habitual na nossa vida de oração é transformá-la num monólogo centrado em nós mesmos, seja no elogio dos nossos méritos e virtudes, seja no remorso das nossas fragilidades. Nunca deixes de abrir a tua oração ao diálogo livre e libertador com o Pai que te ama com um amor eterno. Pede-Lhe a sua bênção, canta-Lhe o teu louvor, dá-Lhe graças em tudo, deixa-te consolar por Ele. Assim, vale a pena começares a tua oração.

Quarta-feira da quinta semana da Quaresma

Quarta-feira da quinta semana da Quaresma

A liberdade é a vocação plena das filhas e filhos de Deus, o horizonte capaz de levar o nosso olhar a uma plenitude de vida e de graça. Não te deixes escravizar por todas as forças que te levam a viver de coração fechado a Deus e aos irmãos. Procura estar disponível para o que Deus te pedir. E, neste momento de oração, não deixes de perguntar: “Hoje, Senhor, que queres de mim?”

Terça-feira da quinta semana da Quaresma

Terça-feira da quinta semana da Quaresma

Angelus Silesius, em pleno século dezassete, escreveu o seguinte: «A rosa é sem porquê; floresce porque floresce. Não cuida de si própria, não pergunta se a vemos. A Palavra ressoa em ti mais que na boca do outro; se podes calar-te diante dela, no mesmo instante a ouves. Pensas pronunciar o nome de Deus no tempo? Nem sequer numa eternidade Ele se diz». Abre o teu coração a este momento de graça que agora inicias; habitua-o ao silêncio. E começa assim a tua oração. 

Quinto domingo da Quaresma

Quinto domingo da Quaresma

Aproximas-te da Páscoa, num caminho que simboliza toda a tua história; espera-te um dia belo e magnífico, no qual a vida renasce do seio da morte, o pecado é vencido pela força irresistível do perdão, o sofrimento é sanado pela torrente das lágrimas. Que a esperança nunca deixe de alimentar a tua oração e o teu caminho, como uma criança é nutrida pelo amor da sua mãe.

Sexta-feira da quarta semana da Quaresma

Sexta-feira da quarta semana da Quaresma

A dada altura, a Carta aos Hebreus afirma com veemência: «É impossível que Deus nos minta». Repete interiormente esta certeza: «É impossível que Deus nos minta». N’Ele está a verdade e a fidelidade. É n’Ele que reside a esperança da tua vida, como a âncora de um grande navio, segura e firme na enseada de um porto, capaz de resistir a todos os ventos e tempestades. Hoje, pede-Lhe para alimentar a tua fé; e começa assim a tua oração.

Quarta-feira da quarta semana da Quaresma

Quarta-feira da quarta semana da Quaresma

A experiência cristã conduz-te à descoberta do mistério de Deus como uma presença desafiante e libertadora na tua vida. Da história da salvação à imensidão do Cosmos, da profundidade da natureza humana à beleza da Criação, tudo nos convida a louvar o Senhor. Que esta contemplação te ajude  nos momentos de maior dificuldade, quando o teu coração se sente mais fechado e silencioso. E que este breve momento de oração seja o respiro que ilumina o teu dia. 

Terça-feira da quarta semana da Quaresma

Terça-feira da quarta semana da Quaresma

Estás prestes a começar o teu momento de oração. Hoje, prepara o teu coração com as seguintes palavras da Imitação de Cristo, um clássico cristão do século quinze: «Ó meu Esposo amado! Jesus Cristo, puro Amor, Senhor de toda a criatura! Quem me dará as asas da verdadeira liberdade para voar e repousar em Ti? Porque não pode o meu coração descansar verdadeiramente, nem ser totalmente feliz,
se em Ti não descansar».

Segunda-feira da quarta semana da Quaresma

Segunda-feira da quarta semana da Quaresma

Certo dia, Madre Teresa de Calcutá respondeu  a alguém que partilhava com ela as suas inquietações: «Enquanto passares uma hora por dia a adorar o teu Senhor e nunca fizeres nada que saibas que é errado,  tudo estará bem». Abre-te à simplicidade do amor de Deus,  capaz de libertar das inquietações e problemas em que vivemos enredados. E ficarás em paz. Começa assim a tua oração.

Quarto domingo da Quaresma

Quarto domingo da Quaresma

Estamos sentados junto ao caminho, aguardando, em espera, que o Senhor passe e nos enxugue as lágrimas. As multidões correm em busca de uma felicidade que não encontram, e perguntam-se sobre o sentido do tempo e da história. E tu procuras Aquele que um dia te chamou e te conheceu desde o ventre de tua mãe. Hoje é domingo, o primeiro dia da semana:  acolhe o Senhor que te visita e coloca-te no caminho da sua Páscoa, na promessa de uma vida nova e plena.