A alegria do anúncio da ressurreição

«O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.», anuncia-nos a antífona de entrada do Domingo de Páscoa. Cristo está vivo e presente no meio de nós. É com esta alegria que somos convidados a acolher o Ressuscitado, na certeza de que também nós ressuscitaremos com Jesus.

A Páscoa do Senhor, que celebramos estes dias, traz-nos a alegria do anúncio da ressurreição. Esta alegria deve ser a marca na nossa vida. Jesus ressuscitado traz a esperança de uma vida mais plena, onde Deus habita e dá sentido a todas as coisas. Deve ser este o percurso da nossa fé, aprendendo a ver e a discernir os acontecimentos do dia a dia, tanto nas graças recebidas como nas dificuldades e contrariedades. Com um novo olhar sobre a realidade, compreendemos a vida a partir da luz de Jesus ressuscitado.

Evocando uma antiga homilia de Páscoa do século IV, atribuída a Epifânio de Salamina, aclamamos: «O Sol da justiça, desaparecido há três dias, ergue-se hoje e ilumina toda a criação: Cristo, que esteve no túmulo três dias, existia antes de todos os séculos! Ele rebenta a terra como uma vinha e enche de alegria toda a terra habitada. Fixemos os nossos olhos no nascer de um sol que nunca conhecerá o poente; façamos avançar o dia e enchamo-nos da alegria desta luz!».

A todos aqueles que participam das obras da Rede Mundial de Oração do Papa desejamos uma Santa Páscoa.

(Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal)