Cinco ensinamentos do Natal para o Novo Ano

Enfeitaram-se as casas e as ruas, montaram-se Presépios e decoraram-se as árvores de Natal. Trocaram-se votos de Boas Festas, dividiram-se trabalhos e canseiras e partilharam-se presentes. Viveram-se momentos em família, intensificaram-se os tempos de oração. Mas, agora que a azáfama natalícia passou e que as aldeias, vilas e cidades regressam aos poucos a ritmos menos acelerados, o que perdura? Que sentido queres dar ao Natal e que impacto queres que ele tenha na tua vida? Com base em cinco traves-mestras, desafiamos-te a viver o Tempo de Natal, de modo a preparares bem o Novo Ano!

 

A Alegria. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. A criação exulta de alegria com a vinda de Jesus. Ele está connosco. Viver na sua presença constante é fonte de uma alegria imensa. O cristão é radicalmente alegre e transmite essa alegria.

A Surpresa. Deus não Se manifesta em grandes acontecimentos, mas em pequenas surpresas. O menino numa manjedoura, quem imaginaria que Deus entre nós Se mostra assim? O cristão vive a surpresa nos pequenos dons do dia a dia.

O Silêncio. Maria medita tudo isto no seu coração, com um olhar que vai mais fundo e encontra o sentido das coisas. O cristão alimenta-se do silêncio, reza e pede ao Pai o entendimento daquilo que lhe acontece, para discernir as melhores opções.

A Luz. Na noite mais longa do ano manifesta-se a Luz de Jesus. Deus visita as nossas trevas, os lugares onde pensamos que nunca poderia estar. Não somos filhos abandonados, mas infinitamente amados. O cristão vive esta esperança.

Os Pobres. Os pastores, desprezados por todos, são os primeiros destinatários do anúncio do nascimento de Jesus. Sempre os mais pequenos, os preferidos de Deus. O cristão dá-se aos mais pobres, àqueles a quem ninguém dá importância.

 

Votos de um Próspero 2018, na companhia do Passo-a-Rezar. No início de um novo ano, não pares para rezar. Onde quer que vás, leva contigo a tua oração!

 

(Fotografia de: Jack Patrick – Unsplash.com)