Solidariedade para combater crise de humanidade

Situações quotidianas como a convivência em comunidade, o trabalho numa fábrica e a atenção a um cliente são algumas das imagens que O Vídeo do Papa de setembro utiliza para criar consciência da crise que estamos a atravessar. “Vinde, ajudai-me”, é o convite do Papa através da sua Rede Mundial de Oração.

Na intenção mais geral até ao momento, Francisco demonstra a sua preocupação pela crise que o mundo atravessa, que «não é apenas económica e financeira, mas também ecológica, educativa, moral e humana».

O vídeo procura consciencializar para as situações que vivemos diariamente no trabalho, na vida em comunidade, nas famílias e noutros contextos quotidianos. Segundo o Papa, em todos estes contextos se vivem situações de crise e é aí onde vê uma oportunidade para mudar. “Quando falamos de crise, falamos de perigos, mas também de oportunidades. Qual é a oportunidade? Ser solidários“, afirma Francisco em O Vídeo do Papa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que na origem das crises humanitárias estão questões políticas, ambientais, sociais ou culturais, entre outras. Mas salienta, além disso, a necessidade de uma “cooperação internacional na solução de problemas de caráter económico, social, cultural ou humanitário”.

“Para que a intenção de Francisco se torne realidade temos que preocupar-nos, ocupar-nos e envolver-nos na mudança. Um estilo que com pequenos gestos e decisões quotidianas contribua para o bem comum e a construção de uma sociedade que coloque no centro a pessoa humana. Não basta querer, pois esta mudança implica uma conversão profunda das nossas vidas. É a oração, a proximidade com Jesus, com a sua palavra, que transforma o nosso coração e nos ajuda a viver cada dia com um estilo sóbrio e solidário”, afirma o P. Frédéric Fornos, sj., nomeado pelo Santo Padre como diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e da sua secção juvenil, o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ).

 

Alguns dados sobre O Vídeo do Papa:

•Mais de 10 milhões de visualizações online, nas suas redes próprias.
•Desde o seu lançamento, superou os 2.200 artigos na imprensa global, em mais de 10 idiomas.

Além deste último lançamento, foram publicadas as seguintes intenções:
O Diálogo interreligioso (janeiro);
O Cuidado da Criação (fevereiro);
As crianças e as famílias em dificuldade (março);
Os pequenos agricultores (abril);
A mulher (maio);
Solidariedade nas cidades (junho);
Povos indígenas (julho);
O desporto, para a cultura do encontro (agosto)
 
Onde pode ver o vídeo?
Web – www.ovideodopapa.org
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCj3F1SOuOBiM02OTbCrBJXA
Facebook – https://www.facebook.com/ovideodopapa/