Está a chegar o Natal. Celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o Messias esperado ao longo de muitos séculos. Aquele que os profetas esperaram está finalmente entre nós na pequenez e na vulnerabilidade. Diante do Presépio, surpreende-nos a fragilidade do Menino, que nasce pequenino, na periferia da cidade de Belém, para ser solidário connosco. É assim que Deus entra na história da humanidade, numa noite aparentemente banal, igual a todas as outras noites, sem grandes ruídos e atenções, longe dos olhares das grandes multidões. Tantas vezes imersos no nosso mundo, nas nossas preocupações e nos nossos projetos, não nos damos conta que Jesus nasce aqui ao nosso lado, que vem ao nosso encontro de forma discreta e silenciosa.
Recentemente, num encontro que teve com um grupo de bombeiros italianos e os seus familiares, no Vaticano, o Papa Francisco sublinhou que o Natal é a festa que melhor resume os valores da proximidade, da compaixão, da ternura, da solidariedade, do serviço e da fraternidade. São valores que nos colocam em relação direta uns com os outros, como Jesus faz ao vir ao nosso encontro. Vem dizer-nos que somos irmãos, não adversários ou rivais, que a fé nos coloca em movimento de comunhão, de coração aberto a quem caminha ao nosso lado. «E tudo isto nos foi revelado não num código a ser observado, mas escrito na carne de um Filho do Homem, Jesus». O anúncio do Natal é um convite ao acolhimento de um Deus que se faz um de nós por amor. No Presépio cabe toda a gente. Por isso, este é um tempo de cuidar das relações, da partilha, tirando as máscaras das falsas seguranças que teimam em nos fazer sentir autossuficientes. «Este é o estilo de Deus», diz ainda o Papa Francisco, «da proximidade com compaixão e ternura. O Senhor é assim: próximo, compassivo e terno».
A equipa da Rede Mundial de Oração do Papa faz-se, também, próxima de todos os seus amigos. Deseja um santo Natal e um novo Ano cheio das maiores bênçãos e agradece as muitas felicitações de Boas Festas que nos têm feito chegar.
(Dretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal)