Natal, tempo de silêncio

Oitava de Natal do Passo-a-Rezar com textos do P. Paulo Duarte, sj, e as vozes de Maria José Paschoal e Óscar Daniel

O Natal é um convite ao silêncio. O silêncio da oração que permite viver o grande encontro com Jesus. Acolhendo-O em nascimento no nosso coração, podemos perceber a que somos chamados na colaboração com Ele, ajudando-O a tornar este mundo mais divino.

A semana da Oitava de Natal é a oportunidade de perceber que este mistério não se reduz a um dia, mas vai fazendo eco de modo a que Jesus Se vá tornando cada vez mais presente na nossa vida.

De 24 de dezembro a 1 de janeiro, o Passo-a-Rezar convida-te a contemplar o nascimento de Jesus e a viver e aprofundar o teu nascimento com Ele. Os textos da proposta de oração que te fazemos são do padre Paulo Duarte, sj. Acompanham-te as vozes da atriz Maria José Paschoal (pontos) e do locutor de rádio Óscar Daniel (textos bíblicos).

O padre Paulo Duarte, sj, é coordenador da pastoral e professor no Colégio das Caldinhas (Santo Tirso). É licenciado em Filosofia (Faculdade de Filosofia – UCP/Braga) e em Teologia (Facultad de Teología – UPComillas/Madrid), e mestre em Teologia Fundamental (Centre Sèvres/Paris) com a tese "Tomorrow shall be my dancing day – pistas para um estudo teológico da dança e do corpo". Interessa-se pelos estudos e investigação relacionados com a Humanidade, no contributo da busca de sentido, a partir de questões como a corporeidade e a arte, pela dança, relacionando com a espiritualidade, pedagogia e acompanhamento. Escreve no blog www.oinsecto.blogspot.com, no facebook (pauloduarte.sj) e no Instagram (pauloduartesj).

A atriz Maria José Paschoal nasceu em Lisboa, a 21 de dezembro de 1956. É Licenciada em Arquitetura, pela ESBAL, e diplomada no Curso de Teatro (Formação de Atores) da Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou-se como atriz em 1981, permaneceu oito anos no Teatro da Graça (1986-1993), e esteve dois anos na Companhia do Teatro Nacional (1996-1998), até à sua extinção. Participou em diversas telenovelas e venceu o prémio Globo de Ouro em 2009 e 2014.

Óscar Daniel, natural de Cabo Verde, veio para Portugal (para a Ilha do Faial – Açores) aos 3 anos. Foi lá que completou a instrução primária. Aos 11 anos veio para Lisboa e entre os 13 anos e os 18 esteve nos seminários de Vila Viçosa e Évora. Frequentou o curso de Direito. Aos 21 anos surge a paixão da rádio, acabando por entrar na Rádio Renascença, onde trabalha há 27 anos.