Nesta Semana de Oração pelas Vocações, que começou no III Domingo da Páscoa, este ano a 15 de abril, e termina no Domingo do Bom Pastor (22 de abril) propomos-te uma reflexão sobre este tema. Porque a vocação "é a missão humana que Deus confia a cada um de nós".
Encontrei este papel perdido na rua, tropecei nele e eram estas as palavras: Qual é a vontade de Deus para a minha vida? A vontade de responder à pergunta crescia e crescia, mas nunca ficava do tamanho da vontade de Deus em me ter ao seu lado e em me confiar uma missão.
A vontade de Deus para a tua vida é a vocação. É a voz de Deus que te chama, que quer que O oiças de verdade e com o coração. Ele chama por ti, sabe o teu nome e gosta de o dizer e de o repetir, como se fosse uma música sem fim. A vocação é Deus que te entrega uma missão: a tua missão de amor ao mundo. Como é bom saber que Deus tem uma missão para ti e para todos, como é bom saber que somos todos chamados, de formas diferentes, para uma só missão de amar e de ter um coração tão grande como a vida.
A vocação não é profissão e não é apenas para alguns. É, pois, a verdade e o amor no coração de todos, é a missão humana que Deus confia a cada um de nós. Podemos ser chamados ao sacramento do Matrimónio, ao sacramento da Ordem ou, então, à vida consagrada ou à vida laical. E vivendo em comunidade celebramos a alegria das vocações e da comunhão de todas com Cristo.
Teresa Cunha Pinto (in blogue Click To Pray – abril 2016)