Plataformas portuguesas com milhares de utilizadores em todo o mundo

Lançado em fevereiro de 2010, o Passo-a-Rezar é uma das plataformas de oração digitais de referência no país, auxiliando 100 mil pessoas na oração diária através das suas várias plataformas: página web, APP (disponível para iOS, Android e Windows) e redes sociais (Spotify, Soundcloud, Facebook, YouTube e Instagram). As propostas de oração podem também ser recebidas por email através de newsletters diárias e semanais.

O Passo-a-Rezar, contabiliza 20 mil downloads da APP e uma média de seis mil ouvintes diários. Disponibiliza, diariamente, 10 minutos de oração para download, possibilitando aos utilizadores rezar a partir destes ficheiros em qualquer lugar, a partir de um dispositivo eletrónico, adaptando as necessidades de oração aos ritmos de vida diários e à mobilidade que os caracteriza.

Em www.passo-a-rezar.net é também possível aceder a propostas de oração para situações e épocas específicas, como o Advento, a Quaresma, o Tempo Pascal, a Peregrinação a um santuário mariano, a Peregrinação a Santiago de Compostela, a Oração do Terço e o Exame de Consciência ao final do dia.

O Passo-a-Rezar não é a única plataforma de oração resultante do trabalho de forte presença no mundo digital desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa - Apostolado da Oração em Portugal. O Click To Pray, a APP de oração do Papa Francisco criada em Portugal, disponível em clicktopray.org, atingiu um milhão de utilizadores. Depois do recente lançamento da versão italiana, a 6 de março, a plataforma de oração atingiu um novo recorde de utilizadores, desde o início do projeto, em 2014, repartidos pelos utilizadores registados na página web, pelo total de downloads da APP, pelos seguidores nas redes sociais e pelos subscritores de newsletters. De acordo com dados do Anuário Estatístico da Igreja de 2015, publicados em 2017, vivem em Itália 58 milhões de católicos, valor que terá contribuído para o crescimento exponencial (16 porcento) da plataforma de oração Click To Pray no último mês.

Criado em Portugal pelo Apostolado da Oração, o Click To Pray foi adotado pela Rede Mundial de Oração do Papa como plataforma oficial de oração do Papa em março de 2016. A plataforma multi-canal Click To Pray oferece aos católicos um novo modo de rezar pelos desafios da humanidade, expressos nas intenções que o Papa confia mensalmente à sua Rede Mundial de Oração, através de três momentos oração ao longo do dia, a oração pela intenção mensal do Papa e um mural de orações onde os utilizadores podem postar os seus pedidos de oração e rezar uns pelos outros. O Click To Pray está, atualmente, disponível em seis idiomas (português, espanhol, francês, inglês, alemão e italiano), estando em desenvolvimento as versões em chinês e vietnamita.