Um diagnóstico de cancro. A quimioterapia. Os últimos meses de vida. O P. Michael Paul Gallagher, s.j. recolhe tudo isto, por entre os altos e baixos próprios da doença e dos tratamentos, num diário e noutros apontamentos dispersos, intensos e lúcidos, nos quais a fé e a esperança têm sempre como horizonte o Amor – mesmo quando o horizonte aparece desfocado por uma névoa feita de sofrimento e solidão.
Michael Paul Gallagher, jesuíta irlandês, foi durante 20 anos professor de literatura em Dublin, antes de ser convidado a integrar o Conselho Pontifício para a Cultura, do Vaticano, e a Faculdade de Teologia da Universidade Gregoriana. Escreveu vários livros de teologia e espiritualidade, entre os quais A Surpreendente Novidade de Cristo, publicado pela Editorial AO em 2012, e Mapas de Fé, publicado pela Editorial Frente e Verso em 2015. Faleceu a 6 de novembro de 2015.
O livro Prolongamento - publicado agora pela Editorial AO - recolhe o diário, as notas e dois ensaios teológicos escritos neste período: um sobre a morte e outro sobre a descrença. Uma obra poderosa e um notável testamento sobre a vida, que não te deixará indiferente.