Quinta-feira da terceira semana da Quaresma

Quinta-feira da terceira semana da Quaresma

É em Deus que vivemos e respiramos, é na sua Graça que existimos. A nossa vida de oração recebe o seu caudal das imagens e das experiências que vivemos. Mas, ao mesmo tempo,  a oração permite-nos ter um espaço de abertura, um tempo de respiro e de encontro  com o mistério que nos habita.   Abre-te a este mistério, deixa que ele respire em ti. E começa assim a tua oração.

Quarta-feira da terceira semana da Quaresma

Quarta-feira da terceira semana da Quaresma

Diz-nos o salmista: «Louva o Senhor, porque é bom cantar! É agradável e é justo louvar o nosso Deus.
Ele cura os de coração atribulado e trata-lhes das feridas. Ele fixa o número das estrelas e chama a cada uma pelo seu nome...» O Senhor conhece-te, chama-te pelo teu nome, é a ti que se dirige a sua Palavra. Mesmo na tribulação, mesmo na ferida, nunca deixes de cantar e de louvar: é aí que reside o princípio da libertação. Começa assim a tua oração. 

Terça-feira da terceira semana da Quaresma

Terça-feira da terceira semana da Quaresma

A oração brota da experiência de Deus como os frutos nascem da árvore. Entrar na aventura da oração
é encontrar-se com as imagens que temos de Deus, com as experiências que transportamos, com as feridas que marcam a nossa história. Coloca-te diante de Deus na maior abertura que te for possível. Apresenta-Lhe, simplesmente, aquilo que és, e Ele te conduzirá à Verdade plena da tua vida, da tua história, dos teus desejos. Começa assim a tua oração.

Segunda-feira, solenidade litúrgica de S. José

Segunda-feira, solenidade litúrgica de S. José

Hoje, a Igreja celebra a solenidade de S. José. A sua história, contada nos silêncios fecundos dos Evangelhos, transporta-nos para experiências fundamentais da nossa vida como a família, o trabalho ou a paternidade. É por aí, na nossa radical e difícil humanidade que a Graça atravessa com a sua beleza,
de mãos dadas com um Menino. Hoje, entrega ao Senhor a tua vida,  nas suas dificuldades, rotinas e sacrifícios. E que a Voz do Anjo te acompanhe sempre. Começa assim a tua oração. 

Terceiro domingo da Quaresma

Terceiro domingo da Quaresma

Vivemos com sede de uma água viva, água de ternura, de compaixão e de sentido. É esta água que o Senhor te convida a procurar: ela está ao teu dispor, vem ao teu encontro nos ritmos e trabalhos dos teus dias. Aquele que te pode dar desta Água está sentado junto ao poço por onde passas todos os dias. Dá-Lhe um pouco da tua atenção e do teu tempo, e Ele poderá surpreender-te. Começa assim a tua oração. 

Sexta-feira da segunda semana da Quaresma

Sexta-feira da segunda semana da Quaresma

Sobre nós repousa o olhar de Deus. Não é um olhar opressivo, inquisidor ou acusatório, pois Deus é bem maior do que todas as imagens que d’Ele temos. Procura o olhar do Pai, deixa-te encontrar, abre o teu coração à sua bênção e à sua paz. Por um momento, silencia todas as vozes de juízo, culpa ou condenação que levas dentro de ti, pois Deus está para lá de todas essas vozes. Começa assim a tua oração.

Quinta-feira da segunda semana da Quaresma

Quinta-feira da segunda semana da Quaresma

Vivemos em contínuo estado de conversão. É a própria vida que nos pede, se estivermos disponíveis e atentos: nas nossas relações e encontros, nos acontecimentos e desafios de cada dia, nos ecos que escutamos quando nos abrimos ao silêncio. É nestas encruzilhadas que somos moldados, quando as agulhas e pontas do nosso ser provocam dor e sofrimento nos irmãos. Que a oração te ajude sempre a moldar, não a endurecer, o teu coração.

Quarta-feira da segunda semana da Quaresma

Quarta-feira da segunda semana da Quaresma

«Nada te perturbe, nada te espante, quem a Deus tem, nada lhe falta: só Deus basta». Assim escreveu Teresa de Ávila, no momento em que as dificuldades  mais a perseguiam. Que nada te perturbe: nem as dificuldades, nem as angústias, nem o stress do dia a dia. Hoje, sussurra para os teus ouvidos e para o teu coração: «que nada me perturbe:  quem a Deus tem, nada lhe falta». Começa assim a tua oração.

Terça-feira da segunda semana da Quaresma

Terça-feira da segunda semana da Quaresma

O caminho da oração leva-nos à experiência profunda da misericórdia de Deus e à descoberta maravilhada do seu perdão. A Quaresma representa este caminho de timbre pascal, de libertação e transformação pessoal. Como nos promete o profeta Isaías, «ainda que os teus pecados sejam vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã». Mergulha neste mistério de Amor, deixa-te conduzir, dia a dia, por ele. E começa assim a tua oração.

Segundo domingo da Quaresma

Segundo domingo da Quaresma

O Domingo é a memória semanal da Páscoa de Jesus. É o dia dos recomeços, da coragem de partir em direção à manhã de Páscoa, de alargar a nossa esperança e libertar o nosso coração. O Domingo simboliza a vocação a uma vida nova, divina e humana, filial e fraterna, reconciliada e em paz.
Que esta Quaresma seja para ti um caminho novo, aberto nos desertos dos teus dias. Assim, vale a pena começares a tua oração.