O Papa Francisco sustenta que as paróquias devem ser "escolas de serviço e generosidade", com portas abertas a todos. Na edição de fevereiro de O Vídeo do Papa, o Santo Padre diz mesmo que "deveríamos colocar uma placa em cada paróquia dizendo: Entrada livre", de modo que todos percebam que não há requisitos especiais para entrar, pois "as paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social".
Trazer as queixas e lamentações à oração
Na vida aparecem muitas situações que doem, custam, magoam. Sejam de realidade física, como uma doença, ou relacional, essas situações marcam a nossa existência. Tendo em conta a dificuldade e exigência, proponho que se faça este exercício de oração em momentos em que não haja muito cansaço físico e espiritual.
Ensino precisa de um novo conteúdo: a fraternidade
N’ O Vídeo do Papa de janeiro, o Santo Padre afirma que a educação é um ato de amor que ilumina o caminho e ajuda a recuperar o sentido da fraternidade, de modo que não se ignorem os mais vulneráveis. O educador é, para Francisco, “uma testemunha que não oferece apenas os seus conhecimentos mentais, mas também as suas convicções e o seu compromisso com a vida. Na sua mensagem de vídeo, o Papa fala da necessidade de alargar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre apenas no conteúdo.
Bento XVI – A simplicidade humilde de um génio
O Papa "intelectual" amava o povo fiel de Deus e o povo, mesmo nove anos depois da sua renúncia, não o esqueceu. Por isso, nestes dias, contra todas as previsões, tem acorrido a homenageá-lo, aos milhares, na Basílica de S. Pedro. Nós, Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, unimo-nos em oração a esses tantos e confiamos a Deus o Papa Bento, dizendo-lhe, simplesmente, Adeus.