Assinalamos este mês, 13 anos de Passo-a-Rezar. Ao longo deste tempo, as propostas de oração têm chegado a milhares de pessoas. Este projeto só é possível graças à colaboração de dezenas de voluntários. Para manter a qualidade que o vem distinguindo, o Passo-a-Rezar precisa da generosidade dos seus utilizadores. Por isso, neste início de Quaresma, e como tem sido habitual, lançamos uma campanha de donativos. Se puderes, faz um donativo. A tua ajuda é muito importante. Contamos contigo!
Viver e celebrar a Quarta-Feira de Cinzas
Hoje, a Igreja celebra a Quarta-Feira de Cinzas, dando início à Quaresma. A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “O Senhor Deus formou o homem do pó da terra” (Gn 2, 7); “até que voltes à terra de onde foste tirado; porque tu és pó e ao pó voltarás” (Gn 3, 19). Neste tempo de preparação para a Páscoa, recordamos-te alguns aspetos essenciais que ajudam os católicos a viver intensamente este tempo.
Parabéns, Passo-a-Rezar!
Proximidade, compaixão e ternura para com os doentes
A doença faz parte da experiência humana mas pode tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e compaixão. A ideia é defendida pelo Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial do Doente 2023, que se assinala sábado. “É mesmo importante, relativamente também à doença, que toda a Igreja se confronte com o exemplo evangélico do bom samaritano, para se tornar um ‘hospital de campanha’ válido”, afirma Francisco.